sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Quem não dá o dizimo é ladrão? E quem rouba é o que ? Parte 1


A verdadeira exegese sobre o Dizímo.

Criar uma nova doutrina bíblica
utilizando textos fora do contexto é muito fácil. Se tomarmos, por exemplo,
Atos 16:30 e 31 isoladamente, poderemos ensinar que basta um dos membros de uma
determinada família se converter para que todos os demais estejam salvos,
afinal não é isto que Paulo está dizendo? Crê (crê tu. Paulo não está dizendo creiam
vocês. Ou crede vós) no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa.


Que alívio não traria esta doce mensagem
ao coração amargurado de uma mãe que há mais de 10 anos vem orando pela
conversão de um filho desviado! Agora ela está feliz pois basta que ela,
somente ela, creia e aceite a Jesus como seu Salvador pessoal e automaticamente
todos da sua casa estarão igualmente salvos.



Certo ou errado? Que erros grosseiros foram praticados no exemplo acima?


a) A doutrina de salvação não pode ser
ensinada tendo por base um só versículo bíblico. (Nenhuma doutrina pode ser
consolidada desta forma).


b) Todos os demais versos bíblicos que
falam sobre o mesmo tema (salvação) devem ter coerência entre si.


c) Deve-se conhecer o contexto do texto
antes de se criar um pretexto. É exatamente isto que acontece com o famoso
texto de Malaquias 3:8-10:


“Roubará o homem a Deus? Todavia vós
me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.
Com maldição sois amaldiçoados, por que me roubais, vós a nação toda. Trazei
todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa e
depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as
janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a
maior abastança.”



Talvez seja este o texto mais distorcido
da Bíblia. Embora quase que universalmente aceito, contém muitos erros de
interpretação. Vejamos:



DÍZIMO É LEI CERIMONIAL



O povo de Israel era governado por vários
tipos de leis:

TIPOS INSTRUÇÕES TEXTOS

Lei Moral Proibido matar, roubar,
adulterar Êxodo 20


Lei de Saúde Proibido comer carne com
sangue Levítico 17


Lei Social Proibido colher bagos caídos.
Deixar para os pobres Levítico 19: 9,10


Lei Civil Permitido repudiar uma esposa
estrangeira Deut 21:10-14


Lei Cerimonial Regulamentava toda a
prática do culto e da adoração. Levítico 16


Depois de analisar cuidadosamente o
quadro acima, pare, reflita e responda sinceramente. A que lei pertencia a
instrução do dízimo? À lei de saúde? À lei social? À lei civil?

Óbvio que não! O dízimo se enquadra unicamente na lei cerimonial. A lei que
caducou na cruz. A lei que não tem mais nenhuma validade para todos nós que
vivemos sob o novo concerto pois mandamentos cerimoniais são para os judeus do
velho testamento.

Tome cada passagem bíblica sobre dízimo e
observe que os contextos sempre contêm instruções cerimoniais. Agregados aos
dízimos lá estão as ofertas alçadas, os bodes, os sacerdotes, os levitas, o
templo, etc.

Mas, alguém poderia argumentar que o termo “roubará o homem a Deus” faz
Malaquias 3:8-10 se enquadrar no oitavo mandamento da lei moral, “não
furtarás“.

Entretanto, cada vez que um judeu
quebrava algum mandamento cerimonial também pecava contra a lei moral. A
ligação é intrínseca. Veja alguns exemplos:

a) Se um sacerdote rapasse os cantos da
barba ou fizesse incisões no corpo estaria pecando contra a lei cerimonial pois
eles deveriam ser santos ao Senhor e não profanar o Seu nome (Levítico 21:5).
Estaria também automaticamente pecando contra a lei moral, terceiro mandamento,
„não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão“ (Êxodo 20:7)


b) Se a filha de um sacerdote se casasse
com um estrangeiro e comesse das ofertas das coisas sagradas estaria pecando
contra a lei cerimonial (Levítico 22:12 em ligação com Malaquias 2:11)) e ao
mesmo tempo pecando também contra o quinto mandamento da lei moral, “honra a
teu pai e a tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor
teu Deus te dá” (Êxodo 20:12) Não era esta desobediência um vexame e uma desonra
para um pai sacerdote, líder religioso dos judeus?


c) Se um judeu, ao invés de sacrificar
animais ao Senhor erigisse um altar a Baal, estaria pecando contra a lei
cerimonial e a lei moral. Os animais da lei cerimonial sacrificados a um outro
deus implicaria também em pecado contra o primeiro mandamento da lei moral que
diz “Não terás outros deuses diante de mim”. (Êxodo 20:7).


d) Se um israelita furtasse alguma coisa
de alguém que já tivesse morrido e não encontrasse um parente próximo para
pagar uma compensação estaria sob o rigor da lei cerimonial. Deveria fazer
plena restituição com acréscimo de vinte por cento diretamente ao sacerdote
trazendo um carneiro para fazer expiação deste pecado. (Números 5:6-8). Um
procedimento cerimonial para um pecado contra o oitavo mandamento da lei moral:
“Não furtarás”. (Êxodo 20:15)


e) Quando um judeu cometia um homicídio
culposo pecava contra o sexto mandamento da lei moral que diz “não matarás”.
Mas tinha que cumprir um ritual do código civil fugindo para alguma cidade de
refúgio onde o vingador do sangue não o poderia atacar.
Os vários tipos de leis interligados.

f) Quando uma mulher casada adulterava ou
estava sob suspeita de adultério (pecado contra a lei moral) o marido a trazia
ao sacerdote para um longo ritual. (lei cerimonial). Oferta de farinha de
cevada, oferta de cereais de ciúmes, água santa num vaso de barro misturada com
pó do chão do tabernáculo. A mulher então soltava o cabelo, punha a mão sobre a
farinha e bebia a água amarga fazendo juramentos perante o Senhor. (Levítico
5:11 a 31 principalmente o verso 29). 

Continua na próxima postagem...




VOLTEMOS AO EVANGELHO PURO E SIMPLES




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