sábado, 6 de outubro de 2012

Despertar para o Arrependimento

A Maneira como o homem olha para si mesmo.



Em nossos dias é cada vez mais comum ouvir expressões como:"Não me arrependo de nada que faço". Muitas pessoas famosas afirmam e pensam assim, pois acreditam que tal condição lhes confere alguma virtude. É preciso que todos nós vejamos que essa é a realidade de todo homem fora da comunhão com Deus, e muitas vezes essa é a nossa condição.

Ainda que digamos que não pensamos assim e mesmo que, aos nossos próprios olhos, acreditamos que está tudo bem conosco, precisamos reconhecer que na verdade, por meio de nossas atitudes reincidentes e desejos mais íntimos, nós resistimos a luz divina e não nos arrependemos diante do falar do Senhor conosco. Ao agirmos assim, estamos na realidade dizendo para o Senhor "Eu não preciso me arrepender de nada".

A necessidade da luz para reconhecer nossa real condição e nos arrepender.


Mesmo que já tenhamos boas experiências com o Senhor no passado, podemos ser tão arrogantes quanto estes que, sem conhecer a Deus e estando entorpecidos pelo pecado, desprezam a bondade de Deus que nos conduz ao arrependimento (Romanos 2:4). Além do pecado, qualquer atitude que não esteja de acordo com a vontade de Deus é capaz de nos tornar insensíveis ao arrependimento. Também quando deixamos de conferir com Deus, por meio da comunhão, acerca de nossa real condição, fatalmente nos tornamos indiferentes ao arrependimento.


Instrumentos que nos iluminam.



A bondade de Deus se manisfesta por intermédio de todos os instrumentos criados por Ele para que recebamos Sua luz e possamos nos arrepender.
Alguns desses instrumentos são as pessoas designadas por Ele para cuidarem de nós, como nossos pais e irmãos na fé. Qual é a sua reação quando ouve alguma repreensão de seus pais ou de algum irmão? Você consegue enxergar nelas a bondade de Deus?
Muitas vezes "subornamos"nossa própria consciência ao sermos confrontados por nossas falhas e passamos a nos justificar, assim permanecemos nas trevas e impedimos a nós mesmos de receber ajuda.


Em Efésios 5:14 lemos "Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo de iluminará". O só despertar ainda não é suficiente, pois podemos voltar a dormir.
Por isso é necessário que nos levantemos, pois somente assim Cristo poderá nos iluminar.

Outro instrumento essencial para ouvirmos Sua voz e recebermos luz é a Bíblia, a Palavra de Deus (Salmo 119:11-105). Ao lermos a Palavra do Senhor, precisamos rogar que Ele fale conosco por meio de cada palavra. Desse modo o Espírito terá liberdade para nos iluminar e revelar toda a injustiça que há em nós. Embora essa experiência possa nos causar tristeza, pois vemos a nossa condição, tal tristeza é para nossa salvação (2 Coríntios 7:10)

Despertar para ser iluminado.



Em Efésios 5:14 lemos "Pelo que diz: Desperta , ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará". O só despertar ainda não é suficiente, pois podemos voltar a dormir. Por isso é necessário que nos levantemos, pois somente assim Cristo poderá nos iluminar.

Ao ser iluminado, confesse seus pecados e arrependa-se.



Infelizmente, nossa tendência natural é, ao pecar, nos afastar do Senhor. Contudo, quando confessamos nosso pecados, Ele nos perdoa e purifica, pois é fiel e justo (1 João 1:7-9).
Irmãos, não desperdice as oportunidades de arrependimento que o Senhor lhe dá, como quando alguém lhe dirigir alguma repreensão.
Não desanime quando for reprovado nas situações e aprenda a ver a bondade e em cada exortação, pois, cada vez que nos arrependemos, damos um passo, como vencedores, em direção ao reino.


Um comentário:

  1. Muito obrigado meu Irmão, é muito bom saber que as matérias aqui divulgadas estão edificando vidas.
    Continue acompanhando o blog e se possível divulgue.
    Jesus é o Senhor
    Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

Duvidas e sugestões:projetoatos64minidapalavra@gmail.com