quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dois ou Três reunindo-se juntos

 
Caros leitores,
Gostaria de fazer uma pequena observação.
Eu Pr. Sergio Henrique não faço parte de nenhuma denominação ou associação, nem direta ou indiretamente.
Atenção, isto não quer dizer que eu sou solto no tempo, ou seja, sem princípio, fui por muitos anos da denominação por titulo “Igreja” Assembleia de Deus, passei pela a convenção, logo após me desliguei, fui emancipado, passando ser Pastor pelo titulo Igreja Assembleia de Deus Ministério da Palavra Salvando vidas em missões, ao receber a visão do que é Igreja, passei entender por meio de tantas provas, lutas, dificuldades pessoais, sociais, psíquicos e espirituais, ai comecei entender que o chamado de Deus para com a minha vida não era ser pastor da igreja, mas sim, na igreja.
Qual é a diferença que isso faz? Da igreja ou na Igreja. Ser pastor da igreja eu estarei encabeçando algo que já foi encabeçado por Cristo Jesus, sendo assim, eu sou pastor na igreja que me faz mediante a Bíblia Sagrada e a morte e a ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo e que me faz ser um cooperador para o aperfeiçoamento dos Santos, para o desempenho do seu serviço, para edificação do corpo de Cristo (Efésios 4:11-12).
Eu pertenço ao Corpo de Cristo e não ao titulo “Igreja Local”
DSCN2830
O meu muito obrigado e aproveitem a postagem abaixo, Pastor Sérgio Henrique.



Dois ou três reunindo-se juntos

Todos nós estamos cientes da confusão das denominações e de como elas estão erradas. Não há necessidade de menciona-las. Contudo, tenho um encargo de falar-lhes dos assim chamados grupos livres. Li alguns livros e ouvi muitos mestres dizerem que, onde quer que dois ou três estiverem reunidos juntos, no nome do Senhor Jesus Cristo, ai está a igreja. Essa maneira de escrever e falar, em certo sentido, encoraja as pessoas a se reunir em apenas duas ou três, especialmente na atual confusão e divergências das denominações; assim, decidem reunir-se em suas casas ou em outros lugares, baseados no princípio de reunir-se em dois ou três.
A base Bíblica usada por todos os que se reúnem em dois ou três é Mateus 18:20. Mas eles realmente interpretam mal, abusam a até mesmo usurpam este versículo. Eles dizem: “O Senhor Jesus nos diz que onde dois ou três estiverem reunidos em seu nome, Ele estará no meio deles. Isso não suficientemente bom? Isso não é a Igreja?”.
Alguns mestres cristãos, baseados nesse versículo, até mesmo insistem que não há necessidade da Igreja Local. Dizem que, uma vez que dois ou três reúnem-se no nome do Senhor Jesus, isso é a igreja. Muitos tem sido influenciados por esse tipo de ensinamento. Simplesmente não lhes importa o princípio de uma igreja em uma cidade. Pensam que desde que dois ou três reúnem-se no nome do Senhor eles também são a igreja. Contudo, se lermos Mateus 18 cuidadosamente, veremos que dois ou três não podem ser a igreja se houver mais crentes na localidade. Diz-nos claramente que se tivermos algum problema que não possa resolvido com dois ou três crentes, precisamos leva-lo à igreja.
Leiamos novamente Mateus 18:15-20 a fim de termos a Palavra guardada em nós corretamente. Assim, jamais seremos induzidos ao erro. “Se teu irmão pecar contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Se porém, não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que, pela a boca de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele recusar ouvi-los, dize-o à igreja[A igreja é outro grupo de pessoas, incluindo os dois ou três]; e, se recusar ouvir também a igreja, seja ele pra ti como gentio e cobrador de impostos. Em verdade vós digo: Tudo o que amarrardes na terra, terá sido amarrado no céu, e tudo o que soltardes na terra, terá sido solto no céu. Em verdade ainda vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que porventura pedirem, ser-lhe-á feita por Meu Pai que está nos céus. Porque onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, ali estou no meio deles.”
Nesses versículos, a palavra do Senhor é muito clara e precisa, de que dois ou três reunidos em Seu nome são uma coisa, e que a igreja é outra; dois ou três não podem ser a igreja, mas somente uma parte dela, se houver na cidade deles uma igreja com mais de dois ou três. Por conseguinte, mesmo se nos reunirmos no nome do Senhor em dois ou três, tendo o Senhor em nosso meio, ainda assim não seremos a igreja se esse número de dois ou três não incluir todos os santos de nossa cidade. Uma coisa é ter a presença do Senhor; mas ser a igreja, é outra. Essa passagem não significa que, se tivermos a presença do Senhor, seremos a igreja. Todos precisamos ter absoluta clareza de que este tipo de ensinamento, de que dois ou três reunidos no nome do Senhor são a igreja, está totalmente errado! Esse tipo de ensinamento incorreto tem aberto e ainda abre a porta dos fundos para a divisão e confusão. Ele estimula a justifica as divisões. Se usarmos esse tipo de porta dos fundos, não haverá limitação para nós e quaisquer lições para aprendermos. A igreja Local—isto é, somente uma igreja em uma cidade----é a genuína restrição e autêntica limitação. Mas louvado seja o Senhor, essa restrição é um tipo de proteção.
Quando nos somos restringidos, somos protegidos.
Não aceitem este tipo de ensinamento de dois ou três reunidos juntos serem a igreja. Isso é realmente perigoso. Se aceitar esse ensinamento, chegará um momento quando você sentir-se á infeliz com quem você se reúne. Você olhará para o irmão Fulano de Tal e dirá que simplesmente não gosta dele. Com certeza, ele será provavelmente um dos líderes na reunião. Quando olhar para outros pensará que alguns não são tão ruins, mas que da maioria deles você simplesmente não gosta. Mas tarde, dirá a alguém: “Irmão, que você acha sobre estas pessoas aqui?” Provavelmente ele terá o mesmo sentimento. Então vocês dois reunir-se-ão para orar, buscando a mente do Senhor.
Quanto mais oram, mais terão encargo de que devem começar outra reunião em uma das suas casas. E vocês sentem que isso provém do Senhor. Vocês dizem não devemos seguir o Homem; temos que seguir o Espírito. Além disso, temos a base única em Mateus 18:20. O Senhor não é tão estreito. Ele é misericordioso. Enquanto O invocarmos. Ele será bom para conosco.”
Essa é a verdadeira situação hoje em dia. Contudo, precisamos ficar esclarecidos pela a Palavra do Senhor de reunir no nome do Senhor e ter sua presença e bênção em nosso meio é uma coisa, enquanto a igreja é outra. Não deveríamos confundir essas duas coisas. Independente de quão bom o senhor seja para nós, uma coisa jamais pode ser a outra.
Vocês podem amar o Senhor e ajudar muitas pessoas a serem salvas. Talvez no início tivessem somente dois ou três, mas em meio ano podem ter quinze. Depois, em outros seis meses vocês podem ter vinte e cinco ou possivelmente mais. Contudo, os pais sempre geram filhos segundo a sua espécie. Assim depois de cerca de dois anos, dois ou três irmãos entre o seu novo grupo sentir-se-ão infelizes com vocês porque agora vocês são os líderes, e eles repetirão suas atitudes anteriores. Eles irão considerar e orar até sentirem que devem formar outra reunião de dois ou três. Sentirão que têm orientação no Senhor e base bíblica de Mateus 18:20. Farão exatamente como vocês fizeram.
Dessa maneira as divisões serão intermináveis. Ainda que todos os grupos estejam na mesma cidade e que em alguns lugares as diferentes reuniões não sejam distantes umas das outras. Não estão apenas em uma cidade, mas também muito próximas umas das outras. Todas afirmam estar reunindo-se no nome do Senhor. O Senhor tem realmente respondido suas orações, dizem eles, e eles têm levado um bom número de pessoas ao Senhor. Perguntarão: “ Se estamos errados, como poderia o Senhor responder nossas orações e nos abençoar?”
Contudo, se tomarmos esse caminho, não haverá lições para aprendermos. Não haverá limitações nem restrições; somente muitas portas do fundo e “saídas de emergência”. Por favor, ouçam a Palavra clara do Senhor! A igreja no universo é uma, e a expressão da igreja em qualquer cidade também precisa ser unicamente uma. Não há escolha. Se falamos sério com o Senhor a respeito da vida do Corpo e da unidade de Seu Corpo, por que devemos estar separados? Por que não nos reunirmos como uma única expressão local da igreja, visto que todos estamos na mesma cidade ?



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Duvidas e sugestões:projetoatos64minidapalavra@gmail.com