sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Mulheres vitoriosas na crise

Aos olhos de Deus, Israel havia se tornado se tornado como uma mulher de prostituições. Na luz do Senhor, percebemos que isso descreve nossa experiência pessoal, estávamos longe de Deus, buscando outras coisas e não a ele. Mas graças a seu amor por nós , Cristo nos resgatou dessa situação.

Sobre essa questão, a genealogia do Senhor Jesus nos traz encorajamento e consolo. Nela há o registro do nome de cinco mulheres, fato que não ocorria nas genealogias do Antigo Testamento. Somente uma das cinco mulheres era descendente da raça escolhida, da qual Cristo veio a virgem Maria. As quatro restantes : Tamar, Raabe, Rute e Bate Seba eram
gentias, casaram- se mais de uma vez e algumas delas foram envolvidas em pecado.

Tamar cometeu incesto com seu sogro, Juda e dele gerou dois filhos (Gn 38). Raabe era prostituta em Jericó e, após voltar- se para Deus e  seu povo (Js 6:22-23,25), casou-se com Salmom da Tribo de Judá (I Cr 2:10-11). Dessa união nasceu Boaz  (Mt 1:5), um homem piedoso, de quem Cristo descendeu. Disso extraímos uma lição preciosa: A despeito de nosso passado desonroso, se nos convertemos a Deus e nos unirmos adequadamente ao seu povo, produziremos frutos apropriados e participaremos do desfrute da  "Genealogia" de Cristo.

Rute era moabita (Rt 1:4), povo descendente de Moabe, que nasceu da união incestuosa de Ló com sua filha (Gn 19:30-38). Em Deuteronômio 23:3 vemos que os Moabitas foram proibidos de entrar na congregação de Deus até a décima geração eternamente. Mas Rute não somente foi aceita por Deus, como também participou da ascendência de Cristo, porque buscou a Deus e ao seu povo (Rt 1:16;2:11-12) uma vez que tenhamos um coração que busca a Deus e ao seu povo, podemos ser aceitos na "Genealogia" de Cristo. Raabe mãe de Boaz era cananeia e prostituta; a esposa de Boaz, Rute era moabita. Ambas eram gentias e de condição miserável, contudo estavam relacionadas com Cristo. Isso demonstra que Cristo não se uniu somente ao Judeus, mas também aos gentios , mesmo os de condição miserável. A quarta mulher era Bate Seba, mulher de Urias, o heteu de origem pagã (II Sm 11:3). Davi mandou mata-lo e tomou Bate Seba para si. Esse casamento foi resultado de homicídio  e adultério. Davi era um homem que agia segundo o coração de Deus, fazia o que era reto, aqui ofendeu a Deus gravemente (I Rs 15:5). Na genealogia de Cristo não é mencionada Bate Seba, mas "a mulher de Urias" expondo assim o grande pecado de Davi.

De pessoas assim foi que Jesus descendeu, isso demonstra claramente que Jesus veio salvar os pecadores por amá-los.

O ser humano ama apenas enquanto é amado, mas Deus ama mesmo que não seja correspondido, como expressado em Jeremias 3:1. "Ora, tu te prostituístes com muitos amantes; mais ainda assim, torna para mim, diz o Senhor.










Postado por : Missionária Mirian Messias Machado Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Duvidas e sugestões:projetoatos64minidapalavra@gmail.com